-
Arquitetos: Zooco Estudio
- Área: 620 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:David Zarzoso
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na Rua Severiano Ballesteros em Santander, Espanha, este restaurante foi concebido como parte de um complexo arquitetônico que também inclui um Centro Oceanográfico projetado por Vicente Roig Forner e Ángel Hernández Morales, construído entre 1975 e 1978.
O edifício original consiste em dois blocos quadrados conectados por uma cobertura, com estrutura em concreto. O interior é distribuído em três pavimentos ao redor de um pátio central coberto por uma abóbada de membranas parabólicas. Em 2003, foi realizada uma renovação e ampliação que incluiu a ampliação da fachada oeste e do telhado do terraço com uma estrutura de alumínio piramidal, alterando assim a concepção inicial do edifício.
O projeto proporciona ao museu um novo espaço no segundo andar para abrigar seu restaurante e terraço. Para isso, o projeto envolveu a criação de um novo volume que oferece uma solução para as patologias presentes no telhado e fachada do prédio.
A morfologia quadrada desse volume é o resultado da adição de 4 triângulos que regularizam e completam os paraboloides do prédio original, direcionando o protagonismo para o interior, para a rusticidade desses paraboloides de concreto. Em certo sentido, a geometria se torna um elemento recuperado, um vestígio do passado e o protagonista do interior do restaurante. Tratado como um elemento artístico, os tetos falsos triangulares de madeira o enquadram.
O exterior apresenta uma caixa de vidro que busca máxima transparência (matizada por tecidos na forma de cortinas, dependendo da orientação), permitindo amplas vistas da extraordinária paisagem da Baía de Santander, proporcionando uma sensação de estar no mar.